? Esse é um programa de adoção de tecnologias já existentes e aprovadas pela Embrapa, em que se preconiza o aumento da produção, o aumento da produtividade e a redução de gases que provocam o efeito estufa ? explica.
De acordo com o secretário, a implementação do programa será disponibilizada aos produtores por meio de uma linha de crédito, oferecida por instituições financeiras credenciadas, a uma taxa de juros bastante competitiva.
? Os produtores deverão adotar essa tecnologia e, naturalmente, o Brasil vai dar mais um exemplo ao mundo ao aumentar sua produção, preservando o meio ambiente ? analisa Lima.
Segundo o secretário, Goiás é pioneiro na implantação do programa.
? Nós temos o projeto mais avançado do Brasil em termos de execução de cronograma e de equipes de assistência técnica já treinadas. Hoje, com o lançamento, o programa torna-se efetivo no Estado e nós já estaremos assinando alguns contratos e liberando recursos para produtores ? garante.
Segundo ele o programa tem boa aceitação entre os produtores rurais pela existência de linha de crédito favorável e sobretudo porque as tecnologias aplicadas visam também o aumento da renda e da produção.
? Esse programa certamente nos trará, em nível de País, grande vantagem competitiva ? destaca.
Saiba mais
O Programa ABC, que é uma das principais ações do Ministério da Agricultura para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, desenvolvidas pelas secretarias estaduais de Agricultura, tem como objetivos: promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias, reduzir o desmatamento, aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis, adequar as propriedades rurais à legislação ambiental, ampliar a área de florestas cultivadas e estimular a recuperação de áreas degradadas.