Realizado desde 2005 em diversos municípios em Goiás, o Programa Empreendedor Rural já orientou e capacitou mais de duas mil pessoas. O objetivo principal é ensinar produtores rurais, estudantes e profissionais ligados ao setor do agronegócio a administrar uma empresa rural. Promovido em módulos, o programa orienta os participantes a diagnosticar problemas, planejar, estudar o mercado e elaborar projetos.Segundo o instrutor do programa, Hélio Antônio Silva Rodrigues, por meio das atividades realizadas os participantes podem vivenciar na prática situações do seu cotidiano e construir novos conhecimentos.
? É a oportunidade de abrir janelas para trilhar o caminho do empreendedorismo ? ressalta.
Na primeira semana de dezembro, 20 alunos do Programa Empreendedor Rural, que integram o projeto em Goiânia, Ipameri e Hidrolândia, visitaram o Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite Piracanjuba, criado pelos Latícinios Bela Vista. O Centro funciona como uma fazenda-escola, onde produtores e profissionais rurais podem conhecer, sem custos, procedimentos e novidades tecnológicas que garantem a melhoria da qualidade do leite.
Localizado em uma propriedade rural de aproximadamente 45 hectares, em Bela Vista de Goiás, o Centro é dividido em três áreas: Unidade de Recria e Venda de Reprodutores, Unidade de Treinamento e Unidade Demonstrativa de Produção de Leite. As atividades desenvolvidas nas áreas operacionais são funcionais e demonstram ao produtor que a atividade leiteira é economicamente viável, sustentável e ambientalmente correta.
Para o advogado e produtor rural Gilmar Gratão, 53 anos, a visita técnica foi a oportunidade de acompanhar novas tecnologias que são aplicadas no dia a dia e que, introduzidas nas propriedades, podem fazer a diferença para o produtor rural.
? Estou em Goiás há seis meses, após morar por vários anos no Pará. O trabalho no campo é diferente nos dois Estados. Então, participar desse programa foi importante para conhecer melhor a realidade local ? destaca.
Gilmar informa que começou a colocar em prática o que aprendeu desde o primeiro dia de curso do PER.
? Promovi a mudança de ração que é oferecida aos animais da minha propriedade, além de outras alterações na fazenda. Com isso, já tive resultados. Antes, a produção de leite era de 70 litros. Agora, esse número saltou para 100 litros diários ? comemora.