Alunos de uma escola municipal participaram do plantio de mudas de árvores frutíferas, na beira de um dos córregos que passam pela cidade. Além de contribuir para a preservação do local, eles sabem o que podem colher em um futuro próximo.
Londrina tem uma malha aquática na área urbana de cerca de mil quilômetros. São córregos e pequenos ribeirões que precisam de cuidados permanentes. Muito lixo ainda é jogado pela própria população, mas as empresas também precisam diminuir os resíduos que despejam na natureza e não é só nas águas.
A Unesco declarou 2010 como o ano internacional da biodiversidade, e a prefeitura de Londrina adotou o tema para a Semana do Meio Ambiente. Será feito o plantio de mudas em 94 córregos urbanos da cidade onde será feito o plantio de mudas. A ação faz parte do Programa de Compensação de Carbono do município, instituído este ano. O programa surgiu depois da aprovação de uma lei ambiental na cidade.
? Esse programa prevê que as empresas, na hora de tirarem o alvará ou a licença ambiental no município, devem fazer a compensação de carbono que, direta ou indiretamente, emitiram para a atmosfera. É uma resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente, resolução número 20, e que já prevê essa obrigação ? diz o secretário do Ambiente de Londrina, Carlos Eduardo Levy.
Por enquanto, uma rede de supermercados colocou a lei em prática. Apenas uma unidade gera o equivalente ao plantio de 1,45 mil árvores. A Prefeitura também vai fazer um inventário do volume de carbono que a população gera, para desenvolver novos programas. Integrar as crianças na atividade é um bom começo.
? Quando passarem por aqui, os cuidados, a atenção com as árvores, tudo isso é importantíssimo ? disse a supervisora educacional Patrícia Mello.