Programa de auxílio a fruticultores de Pernambuco inicia cadastramento em janeiro

Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada recebe inscrições de 9 a 14 de janeiroO Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada foi criado para atenuar os efeitos do desemprego em sete municípios do Vale do São Francisco, entra na sua quarta edição em 2012. O cadastro dos fruticultores será entre os dias 9 e 14 de janeiro, na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e em polos descentralizados, das 9h às 17h.

A bolsa de até R$ 232,50, complementar ao Programa Federal Bolsa Família, é oferecida pelo governo de Pernambuco. Cada trabalhador inscrito poderá participar ou indicar um membro da família para participar das atividades e cursos de geração de renda e de promoção da cidadania.

Em 2011, mais de 16 mil trabalhadores foram beneficiados com a ação do governo, totalizando o repasse de mais de R$ 12 milhões referente à bolsa paga pelo Estado aos trabalhadores. Nos dois primeiros anos, o programa beneficiou mais de 21 mil trabalhadores rurais da fruticultura.

Para estar apto a se cadastrar, o trabalhador deve ser maior de 18 anos e ter trabalhado na última safra da fruticultura irrigada – que compreende o período de 1º de junho a 31 de dezembro de 2011. Apenas uma pessoa do mesmo núcleo familiar poderá ser cadastrada no programa (beneficiando toda a família). O benefício se dará por meio do Cartão do Cidadão.

Serão cadastrados apenas aqueles trabalhadores que moram em uma das sete cidades contempladas pelo programa: Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Orobó e Belém de São Francisco.

Como e onde se cadastrar

No ato do cadastro, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, número do PIS ou do NIS, comprovante de residência, carteira de trabalho (com registro de trabalho de no mínimo de 30 dias) e contrato de rescisão referente à última safra. Caso o cadastrado deseje indicar alguém de sua família (que deve ser maior de idade) para participar das ações oferecidas, é preciso que leve consigo também a identidade (original e cópia) do indicado.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco cede seus espaços nos sete municípios para as equipes de cadastro do governo. Petrolina e Lagoa Grande possuem o maior número de trabalhadores rurais da fruta e, por este motivo, a coordenação mantém polos descentralizados, além da sede do sindicato nos dois municípios. Os petrolinenses contarão com oito polos e Lagoa Grande terá três.

Confira os locais dos polos descentralizados:

Petrolina

Polo 1 – José e Maria 
Local: Associação das Mulheres Rendeiras
Endereço: Av. Francisco Coelho de Amorim, 190 – José e Maria
 
Polo 2 – João de Deus
Local: Escola Estadual Jesuíno Antonio Dávila
Endereço: Rua 12, s/nº – João de Deus

Polo 3 – São Gonçalo
Local: Escola Estadual João Batista dos Santos
Endereço: Rua 26, s/nº – São Gonçalo
 
Polo 4 – Bebedouro
Local: Escola Estadual Antonio Nunes dos Santos
Endereço: NS 01, Bebedouro
 
Polo 5 – N10
Local: Escola Estadual Poeta Carlos Drumond de Andrade
Endereço: NM 10

Polo 6 – N5
Local: Escola Estadual Profª Wilma Wzely
Endereço: NM 05
 
Polo 7 – Maria Tereza
Local: Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro
Endereço: Av. Principal, s/n – Vila Km 25

Polo 8 – Centro
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina
Endereço: Avenida das Nações, 300 – Vila Mocó – Centro

Lagoa Grande

Pólo 1 – Povoado de Vermelhos
Local: Escola de Referência Ensino Médio Dom Helder Câmara
Endereço: Av. Principal, s/nº – Vermelhos
 
Pólo 2 – Povoado de Vermelhos
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores da Fruticultura e Agricultura Irrigada de Lagoa Grande
Endereço: Rua Mini-lanche, nº 38 – avenida principal – Povoado de Vermelhos

Pólo 3 – Lagoa Grande
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Grande
Endereço: Rua Mandacarú, 100 – Centro – Lagoa Grande