A segunda etapa do Campeonato Nacional de Três Tambores reuniu as principais competidoras do Brasil. Na prova, o que importa é a velocidade, mas o charme das meninas costuma roubar a cena. A cada etapa, os conjuntos buscam somar pontos para participar da grande final, que será realizada em Barretos, no mês de agosto. Veja como foi o resultado: em terceiro lugar, montando Nitro Jet, ficou Rafaela Ribeiro, com o tempo de 45 segundos e 409 milésimos. Em segundo lugar, montando Dallas Trouble, ficou Mayana Muniz, com 45 segundos e 255 milésimos e, em primeiro lugar, ficou Fatiana Ferreira, com o tempo de 45 segundos e 124 milésimos.
Praticada exclusivamente por mulheres, na prova dos Três Tambores as competidoras exibem velocidade, coragem, habilidade e beleza. O conjunto amazona-cavalo deve contornar os tambores (que formam um triângulo na arena) numa sequência estabelecida, no menor tempo possível. A primeira edição da prova foi realizada em 2004 e além da premiação, o número de competidoras cresce a cada ano. Hoje, muitas meninas começam a treinar desde cedo.
A modalidade foi instituída como prova oficial de velocidade, juntamente com as modalidades Seis Balizas e Cinco Tambores.
Dada a largada pelo juiz (pista liberada), a competidora parte em direção ao primeiro tambor contornando-o numa volta de aproximadamente 360 graus; seguindo para o segundo e terceiro tambores em uma seqüência estabelecida, repetindo a manobra. Após o terceiro tambor, segue em disparada para o local de partida, fechando o tempo, ao passar na fotocélula. Ganha a prova quem completar o percurso no menor tempo possível. A cada tambor derrubado será acrescido cinco segundos ao tempo final como penalidade.
Hoje em dia a equitação está sendo um esporte muito difundido, ocupando uma posição especial de destaque entre os outros esportes. A cada dia mais crianças, jovens e adultos têm despertado o interesse e paixão por esta modalidade. Os competidores, ao entrarem na arena, são vistos e admirados por uma legião de fãs, que os consideram referência de moda, estilo e atitude.
A atual campeã da modalidade é a amazona Keyla Polizello, que conquistou o Bi-campeonato. A prova final foi realizada na festa do Peão de Barretos.
O calendário do 6º Campeonato Nacional dos Três Tambores 2009 inclui diferentes cidades no Brasil, como Colorado (PR), Divinópolis (MG), Americana (SP), Pindamonhangaba (SP), Guaxupé (MG), Goiânia (GO) e a grande final acontecerá na 54ª Festa do Peão de Barretos, SP.