O PER foi criado e desenvolvido pelo Sistema Faep/Senar-PR, em parceria com o Sebrae-PR e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). Nos últimos 11 anos, já formou cerca de 21 mil produtores rurais. O programa estimula as habilidades do produtor e desenvolve as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Em 2014 foram 56 turmas com a participação de 1.058 produtores rurais.
Para finalizar o curso, os produtores são estimulados a apresentar uma espécie de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde eles descrevem as mudanças ocorridas e os resultados obtidos em suas atividades no campo. Esse ano foram encaminhados 96 trabalhos para análise de uma banca composta por um grupo de 10 técnicos do Senar-PR, Faep, Fetaep, Sebrae-PR e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desse total, 10 foram classificados e disputarão a etapa estadual. Os autores dos projetos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar na seleção estadual receberão troféus e participarão de uma viagem técnica. Os vencedores serão conhecidos no dia 5.
Histórico
O PER surgiu em 2003, no Paraná. Em 2007, o programa foi estendido a outros Estados e atualmente é oferecido em 23 Unidades da Federação e no Distrito Federal. Em 2008, o material do curso foi reformulado. Os participantes recebem, além dos livros com a parte teórica, um livro específico para elaboração do projeto. O conteúdo também foi reformulado focando todas as regiões brasileiras.
A partir de 2012 o Senar-PR passou a oferecer também o Programa Empreendedor Rural via internet, o Empreendedor à Distância. Com foco no Planejamento Estratégico, o curso tem 40 horas, divididas em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso funciona como uma especialização do tema e é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.