Se por um lado o agricultor sabe produzir, ainda depende de terceiros para comercializar. As cooperativas agropecuárias paranaenses fazem bem esse trabalho, tanto que fecham 2009, um ano considerado difícil, com o mesmo faturamento de 2008, R$ 25 bilhões.
Entretanto, o produtor precisa saber tomar decisões na hora de vender, para ser mais independente e evitar prejuízos. É o que propõe o programa Empreendedor Rural, com um curso organizado por várias instituições ligadas ao campo e focado no mercado.
O programa foi lançado no Paraná em 2003 e atualmente está em 23 Estados e no Distrito Federal. A proposta é dar conhecimento e ferramentas de mercado para que o produtor saiba decidir o que fazer e também o que não fazer na propriedade. Cerca de 17 mil produtores já fizeram o curso no Estado.
O produtor rural Júlio César Farias produzia 60 mil mudas florestais por ano. Em 2003, ele fez o curso e viu que deveria buscar nichos e trabalhar o pós venda. Atualmente, o agricultor vende um milhão de mudas anuais.
Nesta sexta, dia 27, cerca de três mil produtores se reuniram em Curitiba para comemorar o final da edição deste ano do curso. O produtor rural João Batista Pereira está satisfeito porque percebeu que não deve comprar mais vacas, como planejava. Ele viu que não tem estrutura para esperar o retorno do investimento.
Para a Federação da Agricultura do Paraná, despertar o empreendedorismo ajuda a formar lideranças e fortalece a classe produtora.