Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programa Luz para Todos completa seis anos com 2 milhões de brasileiros sem energia

Em alguns lugares, a rede elétrica passa em frente às propriedades, mas os agricultores continuam sem luzSeis anos depois da criação do programa Luz para Todos, do governo federal, cerca de 2 milhões de brasileiros ainda vivem sem energia elétrica. Em algumas regiões do país, os agricultores estão cansados de esperar.

Nesta comunidade rural a 80 quilômetros de Brasília, os moradores aguardam a chegada da luz há mais de quatro anos. A documentação está em dia.

? Documentação escriturada, pagamos imposto, tudo certinho. O que falta? Simplesmente a luz ? diz o agricultor Teotônio Severino Fagundes.

? Eu ligo geralmente de 15 em 15 dias para a Celg e a única informação que eles dão é que vai ter licitação no mês de outubro, aguarda aí. Todo mês eu ligo e está correndo essa licitação do mês de outubro e nunca chega. Isso aí já faz quatro anos ? reforça o produtor José Leitão.

Na casa de Maria Aparecida Valverde a fiação está pronta. Enquanto a luz não chega, os eletrodomésticos decoram a varanda.

? Tem aqui porque eu morava em Brasilinha, tinha televisão, geladeira, liquidificador, tinha tudo. Tive que trazer, porque eu ia dar as minhas coisas para quem? Aí tive que trazer, mas sem energia.

Em alguns lugares, a rede elétrica passa em frente às propriedades. Mas os agricultores continuam sem luz.

Antônia Jesus da Silva se cadastrou no programa em 2004. Ela conta que no ano passado a companhia de energia iniciou as instalações. Dias depois de abrirem os buracos para colocar os postes, os funcionários foram embora e não voltaram.

? Chega a me dar tristeza quando é de noite, porque eu vejo energia em todo canto e aqui não tem. Sendo que a rede da luz passa aí, passa bem no terreno, não sei se dá 50 metros daqui onde a rede de luz passa ? lamenta a agricultora.

A meta do governo federal era levar energia elétrica a mais de 14 milhões de pessoas até o final de 2010. Mas ainda faltam quase 2 milhões.  Em outubro, o prazo foi prorrogado para 31 de dezembro de 2011. Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério de Minas e Energia mostram que, no mês foram feitas 333,5 mil ligações em todo o Brasil, 57% do previsto para o ano. Trezentas e noventa e sete mil ligações ainda precisam ser feitas. A maioria no Norte e Nordeste, onde o serviço está mais atrasado.

? Nessas regiões, principalmente na região Norte, as dificuldades para implantação do programa são bem maiores do que nas demais regiões do país. Os atendimentos, nem todos podem ser feitos por extensões de redes. Há a necessidade de se colocar geração em muitas localidades ou até nas próprias residências das pessoas no meio rural ? explica o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

A demanda não para. Nos cadastros, constam cerca de 500 mil novos pedidos. O governo espera atendê-los nos próximos três ou quatro anos.

? Não dá para garantir que não haja novos atrasos, dada as dificuldades que podem se encontrar na implantação dessas ligações, mas esperamos que a gente consiga atingir a meta estabelecida ? informa Grüdtner.

Procurada, a Companhia de Energia de Goiás não se manifestou sobre a falta de luz na comunidade rural da cidade de Planaltina de Goiás.

 

Sair da versão mobile