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Programa prevê bicicletas a alunos da área rural

Estudo do MEC identificou necessidade de diversificar o transporte escolarMais do que um hábito saudável, pedalar poderá ser uma das principais opções para alunos de escolas públicas da zona rural do país. A inclusão da compra de bicicletas em um programa para facilitar o transporte deve melhorar a vida de quem tem de percorrer longas distâncias para estudar.

Um estudo do Ministério de Educação (MEC) concluiu que, além de investir na compra de ônibus escolares, Estados e municípios precisam apostar na aquisição de bicicletas para garantir o acesso dos estudantes a escolas afastadas das cidades.

Na Escola Estadual de Educação Fundamental Valdemar Zanatta, em Passo Fundo (RS), a maior parte dos alunos vive em pequenas propriedades rurais espalhadas ao redor da rodovia Marau-Passo Fundo (RS-324).

De acordo com a professora Eli Ana Pereira, muitas das crianças que frequentam o colégio pela manhã chegam a acordar até duas horas mais cedo para percorrer, em tempo, o caminho até o ponto de ônibus mais próximo:

? Muitas delas são carentes e não têm condições de ter uma bicicleta. Alguns chegam até cansados de casa.

Durante três anos, técnicos do MEC analisaram o funcionamento do transporte escolar em todas as regiões brasileiras. Foi constatada a necessidade de diversificação. Além do tradicional ônibus escolar, o governo federal iniciou um pregão eletrônico para adquirir 350 mil bicicletas nos próximos meses. Esses veículos deverão ser usados por alunos de escolas localizadas na zona rural.

? A bicicleta não será do aluno. Ele usará o tempo que for necessário e a devolverá depois que terminar os estudos. Funcionará como é hoje com os livros escolares ? explica José Carlos Wanderley Dias Freitas, diretor de administração e tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a diretora de articulação dos municípios da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEC/RS), Ivana Maria Genro Flores, é válida qualquer iniciativa que agregue opções ao transporte escolar, sobretudo no meio rural. Ivana ressalta que é necessário avaliar as peculiaridades gaúchas com os prefeitos.

? Temos de levar em conta clima e geografia, antes de qualquer coisa. No Rio Grande do Sul, temos um inverno rigoroso e não contamos com terrenos todos planos, não temos só planícies e coxilhas, mas muitos morros também ? avalia Ivana.

A expectativa do Ministério da Educação é de que o projeto seja colocado em prática no segundo semestre deste ano.

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