– O projeto Ases vai mostrar um panorama da atividade no país e apresentar a importância que ela tem para a agricultura como um todo – diz Marcio Farias, coordenador de projetos especiais do Canal Rural.
São oito programetes, um inédito por semana, exibidos nos intervalos da programação da emissora de TV, às segundas, terças e quartas-feiras. Ao final do projeto, vão ao ar dois programas especiais, com 11 minutos de duração cada, apresentando um retrato geral do segmento.
De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a aviação agrícola deve faturar R$ 874 milhões em 2013. A área emprega cerca de 7,7 mil pessoas no Brasil. As culturas que mais usam esse tipo de pulverização são soja, algodão, milho, arroz, cana de açúcar, feijão e trigo.
A área pulverizada pela aviação agrícola no Brasil é de 72 milhões de hectares, ou seja, média de pouco mais de uma vez a área plantada do País. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são mais de 1.800 aeronaves usadas no setor.