Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

LEGISLATIVO

Projeto 'Combustível do Futuro' propõe aumento da mistura obrigatória de biodiesel

O documento propõe alterações na política nacional de biocombustíveis com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável do setor

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou nesta segunda-feira (26) o relatório do projeto de lei (PL) do “Combustível do Futuro”.

O documento propõe alterações na política nacional de biocombustíveis com foco na transição energética e no desenvolvimento sustentável do setor.

Propostas

  • Aumento da Mistura de Biodiesel: O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) poderá elevar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 25% a partir de 2031. Entre 2025 e 2030, a mistura será gradualmente elevada, chegando a 20%.
  • Etanol na Gasolina: A adição obrigatória de álcool anidro à gasolina será fixada em 27%. O Executivo poderá ajustar este percentual para até 35% ou 22%, com base em viabilidades técnicas.
  • Incentivo ao Biometano: O Programa Nacional do Biometano será criado para incentivar a produção e o uso de biometano e biogás, especialmente no setor de transporte.
  • Benefícios para Usinas de Biocombustíveis: Usinas que utilizam fontes agrícolas renováveis poderão compensar ou restituir débitos tributários administrados pela Receita Federal.
  • Novas Atribuições para Petrobras: A Petrobras poderá incluir em seu objeto social atividades relacionadas à energia, captura e estocagem de carbono, transição energética e economia de baixo carbono.

Tramitação

O texto do PL será votado nesta semana na Câmara dos Deputados. O deputado Arnaldo Jardim apresentará as principais mudanças aos líderes da Câmara na terça-feira (27). O projeto tramita em regime de urgência e busca estabelecer um novo marco legal para o setor de biocombustíveis.

Sair da versão mobile