CAPACITAÇÃO

Projeto de diversificação de culturas vai beneficiar dezenas de produtores rurais no Amazonas

Iniciativa promovida pelo governo do estado visa o desenvolvimento socioeconômico de município e incremento de renda aos produtores

Governo do Amazonas; curso profissionalizante
Foto: divulgação/Sepror

Cerca de 30 produtores rurais amazonenses foram capacitados no curso profissionalizante em Boas Práticas na Produção da Cultura da Melancia em Terra Firme. A ação foi realizada pelo governo do estado por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) no município de Rio Preto da Eva (a 57 KM de Manaus).

A iniciativa faz parte de um projeto-piloto coordenado pelo Departamento Pedagógico da Sepror, para o desenvolvimento de diversas culturas no local, entre elas: pitaya, mamão, maracujá, mastruz, banana, melancia, produção orgânica, além da avicultura e piscicultura, com o intuito de gerar renda aos produtores rurais daquela região.

De acordo com o técnico em agropecuária da Sepror, Hélio Araújo, foram realizadas aulas teóricas pela parte da manhã, e aulas práticas pelo horário da tarde, buscando diversificar o viés econômico dos produtores presentes no curso.

“O curso abrangeu as temáticas desde a época da plantação da melancia, os consórcios que podemos realizar em conjunto com outras culturas, como realizar a escavação e a adaptação da produção ao sistema de verão e outras atividades. Com toda certeza, eles vão obter um retorno financeiro investindo nessa cultura”, ressalta Araújo.

Cursos profissionalizantes

A ação ocorreu em conjunto com o apoio da Prefeitura de Rio Preto da Eva, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento do município, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) local.

O projeto-piloto desenvolvido no ramal Boa Sorte visa realizar cursos profissionalizantes aos produtores rurais, e acompanhar todo o desenvolvimento da produção das culturas implantadas, desde o plantio, até a comercialização.

“As famílias aqui que moram nesse ramal estão motivadas a produzir, graças ao apoio da Sepror. […] Hoje, nós produtores conseguimos ter nosso dinheiro com tranquilidade”, destacou o produtor rural Daniel Moreira.

No local, neste ano, já foram ministrados cursos voltados a boas práticas na produção de hortaliças; caseiro rural; introdução na piscicultura; associativismo e cooperativismo; boas práticas na produção de melancia; introdução na pesca esportiva; produção de biofertilizantes; entre outros.

*Sob supervisão de Victor Faverin


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.