Com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o projeto foi apresentado no terminal ferroviário de Sumaré, recém adquirido pela empresa, e que tem capacidade para armazenar 407 mil toneladas de açúcar. A empresa comprou ainda 50 locomotivas e 739 novos vagões, com capacidade 25% maior do que os modelos antigos. As máquinas vão operar também no novo Porto Seco, que está sendo construído no município de Itirapina, cidade com localização estratégia por ter um entroncamento ferroviário.
O objetivo é utilizar a nova estrutura já na safra 2011/2012. A previsão é de que o Porto Seco fique pronto entre outubro e dezembro deste ano. A mudança do transporte para ferrovia retira das estradas 30 mil caminhões por mês, o que diminui em até 60% a emissão de gases poluentes.
Chegando de trem ao porto de Santos, o açúcar vai ser desembarcado num terminal coberto que deve estar pronto até o fim do ano que vem. Atualmente, por causa das chuvas, o terminal deixa de operar cerca de 120 dias por ano, provocando congestionamento de caminhões.
Até 2013 devem ser exportadas pela ferrovia 11 milhões de toneladas de açúcar. O investimento total no projeto vai ser 80% financiados pelo BNDES.
? As obras do terminal de Itirapina, integradas às ações da Rumo, devem retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês ? prevê o presidente da companhia, Julio Santana.
Os investimentos da Rumo preveem, ainda, a instalação de cobertura em um terminal de exportação de açúcar em Santos (SP), a aquisição de 50 locomotivas e 739 vagões, e a duplicação de trechos ferroviários da America Latina Logística (ALL) até o Porto de Santos.