Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto distribui leite de soja gratuitamente no norte do RS

Iniciativa, chamada de Vaca Mecânica, foi implantada há cinco anos no municípioUma iniciativa para amenizar o déficit nutricional especialmente das crianças de Frederico Westphalen, no norte do Rio Grande do Sul, vem chamando a atenção. Uma parceria entre a Emater distribui leite de soja de graça à população. O projeto, chamado de Vaca Mecânica, foi implantado há cinco anos na cidade. Na lavoura, nada de agrotóxicos. O produto considerado semi-orgânico ocupa dois hectares na lavoura de Célio Pelegrin. O produtor é o único na cidade que investe neste tipo de soja, apropriad

? Depois que a soja chega aqui descascada, a gente coloca quatro quilos em um balde, dá uma queimada com água quente, lava bem, coloca bicarbonato e deixa uma hora e meia de molho. A soja é lavada novamente, a gente tritura, coloca um antiespumante. Desses quatro quilos rende 32 litros de leite ? explica o técnico agropecuário Gerson Luiz Guerra.

O extrato ainda é submetido a altas temperaturas para neutralizar qualquer tipo de impureza que o produto possa ter. O produto ainda ganha sabor, e a farinha que sobra, rica em proteína, pode ser usada para fazer biscoitos. A ideia do projeto Vaca Mecânica começou há cinco anos com o objetivo de amenizar problemas nutricionais principalmente entre os alunos da rede municipais.
 
? Nós fomos em todas as comunidades, fizemos o trabalho de divulgação da soja, do extrato, porque nós entendemos que ela é rica em proteína. Ela tem muito mais proteína que a carne, que o ovo, que o leite, e é uma proteína barata – comenta Vera Cancian, extensionista da Emater.
 
Por mês, cerca de 2,5 mil litros de leite são produzidos e distribuídos durante a merenda escolar e também para as pessoas que apresentam problemas de saúde. Pelo menos 700 familias são beneficiadas pelo projeto.
 
? A príncípio eles muitas vezes relutam em aceitar. Mas no momento em que provarem, com certeza eles vêm buscar mais ? conclui José Alberto Panosso, prefeito de Frederico Westphalen.

Sair da versão mobile