Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto Futuros Produtores do Brasil mostra a realidade do agronegócio do país para estudantes

Candidatos a novos produtores rurais do Estado de Mato Grosso conheceram o Porto de Santos e o processo de exportação dos grãos produzidos no Centro-OesteAo longo da semana, o Canal Rural, transmitiu uma série de reportagens que mostram a preocupação dos produtores em relação à sucessão das propriedades. Um grupo de 27 jovens, filhos de produtores rurais, participa do projeto Futuros Produtores do Brasil.

Os candidatos a novos produtores rurais do Estado de Mato Grosso foram para São Paulo conhecer o Porto de Santos e o processo de exportação dos grãos produzidos na região Centro-Oeste.

A estudante de agronegócio Araceli Santos, conta que nenhum deles conhece o Porto de Santos, a visita estimula a curiosidade.    
 
A visita dos futuros produtores foi muito além da agenda oficial. Eles tiveram contato com uma realidade da dificuldade de se chegar a Santos. O que é tão comum para os caminhoneiros, surpreende quem está acostumado a assistir pela televisão as notícias sobre o gargalo logístico que tira a competitividade dos produtores brasileiros
 
Os estudantes visitaram o terminal exportador do Guarujá. A palestra explica todo o mecanismo de chegada dos caminhões e a logística interna até o produto chegar ao embarque nos navios.

Lucas Obuti tem 19 anos é filho de pecuarista e ingressou no curso de agronomia. Ele conta que não tinha interesse na área, porém, mudou de ideia.
 
– Antigamente, eu não tinha tanto interesse na parte da pecuária. Olhava e achava que era mais para o futuro, quando ficar velho. Agora mudei totalmente, eu já tenho interesse. O pai não precisa mais chamar minha atenção eu já pego, já vou sem ele mandar, é uma satisfação muito grande – conta.
 
O caso de Araceli é diferente e mostra um pouco da realidade da sucessão nos campos do país. Ela é a mais nova de quatro irmãos e é a única que decidiu trilhar o caminho dos pais.
 
– É um ramo que a gente tem que seguir. Nossos pais ficam orgulhosos de terem a gente seguindo o que eles sempre sonharam, construíram levando a frente o sonho deles. Tudo que o pai criou desde o comecinho eu vou estar lá dentro ajudando ele – salienta.
 
Os estudantes estiveram na bolsa de valores, onde participaram de palestras e aprenderam um pouco sobre os negócios que tem relação direta com o dia a dia deles na fazenda.
 
– Temos o objetivo de fazer com que os filhos dos produtores enxerguem os negócios como um todo, enxerguem a cadeia produtiva, se interessem por todo este negócio familiar – destaca o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Tiago Mattosinho.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile