Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto Geratec, no Piauí, busca agregar valor aos produtos do coco babaçu

Pesquisas visam à utilização do óleo do babaçu na indústria farmacêutica, cosmética e de biocombustívelDesde o início do ano passado, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vem desenvolvendo as bases de um projeto para o fortalecimento do arranjo produtivo local do babaçu, denominado Geratec. Por meio dele, mais de cem pesquisadores desenvolverão trabalhos na Uespi, com o objetivo de agregar valor aos produtos oriundos do coco babaçu.

Segundo o coordenador geral do Geratec e vice-reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, atualmente, cem famílias sobrevivem da coleta e venda do coco babaçu. Entretanto, o produto natural vem sendo desvalorizado em prol da utilização de produtos como a soja e o milho. Nesse contexto, muitos produtores do Estado vêm desmatando suas terras com outros fins, tais como a criação de gado.

? Assim, além de agregar valor aos produtos advindos do coco babaçu, por consequência estaremos estimulando a produção do produto, que garantirá uma renda melhor aos seus produtores ? argumenta o coordenador.

De acordo com ele, as pesquisas desenvolvidas visam à utilização do óleo do babaçu na indústria farmacêutica, cosmética, bem como na área de biocombustível.

? Ou seja, nós buscamos transformar um produto de baixo valor em um ativo valorizado no mercado. Além do que, o desenvolvimento das pesquisas contribuirá para o aprimoramento do nosso corpo docente e discente ? complementa.

Além da Uespi, também participam do projeto pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Sair da versão mobile