Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto de lei que exige projeto agroindustrial de estrangeiros para compra de terras é aprovado em Comissão da Câmara

Proposta é de autoria do deputado federal Homero PereiraUm projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe que estrangeiros que quiserem adquirir imóveis rurais no território brasileiro implantem projeto agroindustrial. O autor do substitutivo, que foi aprovado na Comissão de Agricultura, nesta quarta, dia 5, por maioria absoluta, é o deputado federal Homero Pereira (PSD-MT). Segundo Pereira, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, a exigência é uma garantia de que as terras cumpram sua função social e econômica.

– O objetivo é que o imóvel rural agregue valor, gere renda e emprego na região em que está estabelecido – diz.

O substitutivo também veda a aquisição de terras por empresas estrangeiras por meio de fundos de investimentos imobiliários; por organização não governamental (ONG) com atuação no Brasil, mas com sede no exterior ou cujo orçamento anual vincula-se, em sua maior parte, a uma mesma pessoa física estrangeira; e os fundos soberanos constituídos por estados estrangeiros. Homero Pereira argumenta que as restrições são fundamentais para assegurar a soberania nacional e que os investimentos estrangeiros efetivamente promovam o desenvolvimento no Brasil.

– A proposta mantém o país bastante atraente a capitais internacionais.

As proibições não se aplicam às pessoas jurídicas brasileiras, ainda que constituídas ou controladas direta ou indiretamente por pessoas privadas, físicas ou jurídicas estrangeiras, salvo se constituídas por fundo soberano e imobiliário ou ONGs, explica o deputado.

Sair da versão mobile