Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto do Ministério da Agricultura deve agilizar importações de defensivos agrícolas

Chamada de Linha Verde, a medida só deve ser colocada em prática a partir de agostoUm projeto do Ministério da Agricultura, em parceria com sindicatos das indústrias de defensivos, rações e saúde animal, deve agilizar as importações do setor. Chamada de Linha Verde, a medida só deve ser colocada em prática a partir de agosto. O objetivo é reduzir os custos das importações.

O ministério explica que 184 produtos não vão mais passar por vistoria nos portos e aeroportos. Grande parte dessas mercadorias são matérias-primas utilizadas na produção de defensivos agrícolas.

? Algumas matérias-primas que não oferecem riscos sanitários, fitossanitários e de qualidade deixam de sofrer uma inspeção física no ponto de ingresso, nos portos e aeroportos. A inspeção física, a fiscalização física do produto será feita no estabelecimento de destino ? explica o coordenador de Vigilância Agropecuária Internacional do ministério, Oscar Rosa Filho.

O coordenador afirma ainda que a medida deve evitar que as mercadorias fiquem por até 15 dias armazenadas, reduzindo os custos da importação.

? A gente vai estar viabilizando que esses produtos não fiquem mais retidos no processo de importação. Certamente, abaixando o custo de importação, a gente vai permitir que o setor privado abaixe os custos finais desses produtos ? completa.

Mas a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil acredita que apenas as indústrias sentirão a redução dos custos. Para a CNA, os preços dos defensivos não devem ter diminuição para o consumidor final: os produtores rurais.

Para a assessora técnica da CNA Rosemeire dos Santos só existe uma maneira de fazer os preços caírem.

? Nós teríamos que ter um aumento da oferta de produtos no mercado interno. Nós temos uma concentração muito grande que atuam no segmento. Você tendo, por exemplo, a disponibilidade de produtos genéricos, você traça uma franja competitiva no mercado interno, capaz de reduzir os preços aos produtores.

Sair da versão mobile