O projeto visa beneficiar produtores de 80 empreendimentos da agricultura familiar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Nutre Minas será executado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM). A instituição foi selecionada pela primeira Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para acesso a mercados institucionais.
O Projeto Nutre já existe em todos os Estados do Nordeste, no Pará, em São Paulo e no Rio de Janeiro. São ao todo 13 estados que participam da iniciativa, totalizando R$10 milhões investidos pela SAF/MDA.
A Lei nº 11.947/09 determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar e de suas organizações para a alimentação escolar. Para atender aos 4.403.787 estudantes da rede pública de ensino de Minas Gerais (dado do Censo Escolar de 2009), está previsto para 2011 o valor aproximado de R$82 milhões para a compra da agricultura familiar.