Entre as atividades programadas estão os cursos de capacitação para venda ao mercado externo ? que abordarão temas como a elaboração de plano de exportação e o desenvolvimento de ações de mercado com este objetivo, como a participação em feiras e missões internacionais. A primeira turma das indústrias calçadistas começaram na última quinta, dia 22, e a próxima se inicia nesta segunda, dia. Ao todo, 20 empresas vão fazer parte das primeiras turmas.
Os cursos são focados na prática dos processos de exportação, de acordo com os planos de cada participante. Por exemplo, se o desejo de uma integrante é vender para a Colômbia, durante o curso, os profissionais irão desenvolver um plano estratégico de exportação para esse país, explicando as leis, as características, adequação dos produtos às exigências do país ? tudo que será preciso para que a empresa consiga atingir aquele mercado.
? O grande diferencial é a prática. Durante o curso, simulamos todo o processo que é preciso passar para atingir esses objetivos ? explica a gestora do projeto, Daniela Pinheiro.
Serão quatro encontros, de quatro horas de duração, a cada 15 dias. Além das oficinas, nesse intervalo de duas semanas, um consultor vai até a empresa para ajudar na implementação do plano de exportação definido.
? A ideia é garantir que as participantes colocarão em prática o processo de internacionalização definido durante o curso ? relata Daniela.
As capacitações voltadas para as fabricantes de componentes e máquinas do setor calçadista terão início no mês de maio.