Projeto que cria a Secretaria Nacional de Irrigação deve ser assinado em fevereiro

Novo órgão vai centralizar as ações em áreas públicas e particularesAs propostas de irrigação devem ganhar força com a Secretaria Nacional de Irrigação. O projeto de criação da Pasta deve ser assinado até o final de fevereiro e faz parte de um processo de modificações no Ministério da Integração Nacional. Com orçamento anual de R$ 1 bilhão, o novo órgão vai centralizar as ações em áreas públicas e particulares.

Atualmente apenas 5% das áreas produtivas no país são irrigadas. Uma das metas da Secretaria é ampliar esse número nos próximos quatro anos em parceria com a iniciativa privada.

A ideia é garantir a tecnologia em pelo menos 200 mil hectares, em diferentes regiões. O governo promete atuar beneficiando também agricultores de médio e grande porte, explica Ramon Rodrigues, Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional.

? Nós estamos levantando as suas demandas, eles necessitam estradas, energia em locais específicos, reservatórios de água, questões logísticas. Tudo isso a gente está trabalhando com o setor e se espera que possa incentivar no aumento dessas áreas.