Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto que dá isenção do ITR por calamidade pública avança no Congresso

Texto foi aprovado em decisão terminativa no Senado, e agora segue para a Câmara dos DeputadosA isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) anual, nos casos em que haja perda de safra ou de pastagem em razão de calamidade pública, poderá ser considerada desde o momento em que o produtor rural ficou sem condições de obter resultados da terra. A medida é prevista em projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado, nesta terça, dia 6.

O projeto (PLS 72/2010) foi aprovado em decisão terminativa (tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado, sem ir a plenário) e agora vai à Câmara dos Deputados. O texto final consolida o projeto original do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) com aperfeiçoamentos sugeridos pela CAE e, antes, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Pelo texto, será dispensado o ITR de imóveis rurais comprovadamente situados onde tenha havido calamidade pública – com perda de produção – decretada pelo Poder Público no ano anterior ao de ocorrência do fato gerador do imposto.

Segundo Antonio Carlos, a legislação que trata do ITR (Lei 9.393/96) comporta sérias dúvidas sobre o momento em que o produtor pode se valer da isenção em decorrência de calamidades. O projeto, portanto, serviria para fixar com clareza a partir de quando o benefício será útil ao produtor.

O relator na CAE foi o senador Armando Monteiro(PTB-PE), substituindo Lindbergh Farias (PT-RJ). Em seu voto pela aprovação da matéria, o relator argumenta que o projeto contribui positivamente para aprimorar a legislação.

Sair da versão mobile