Projeto reabre prazo para regularizar terras na fronteira

Texto elimina necessidade de aprovação do Conselho de Segurança NacionalO prazo para ratificação de concessões e alienações de terras em faixas de fronteiras poderá ser reaberto por três anos. É o que prevê um projeto de lei de autoria do deputado Homero Pereira (PR-MT), em tramitação na Câmara dos Deputados. O prazo anterior havia sido encerrado em 31 de dezembro de 2003.

Segundo Homero Pereira, há normas conflitantes sobre o assunto. Além disso, várias porções de terras devolutas foram alienadas ou concedidas de forma irregular em regiões fronteiriças. Entre as irregularidades, estão a alienação por parte dos Estados de terras pertencentes à União e a ausência de aprovações necessárias de instituições como Senado e o Conselho de Segurança Nacional.

A proposta do parlamentar elimina, por exemplo, a necessidade de consentimento do Conselho de Segurança Nacional. Fixa também limites de área de acordo com as normas vigentes na época das concessões ou alienações.

O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Agricultura, Relações Exteriores e de Constituição e Justiça. Se passar em todas, não precisará ser votado em plenário.