Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto reduz emissões de poluentes na preparação de laticínios

Cooperativa na Dinamarca produz iogurte com emissões zero de carbonoA produção de alimentos pode ser muito afetada pelo fenômeno das mudanças climáticas nas próximas décadas, mas também tem uma grande contribuição para dar na solução do problema. A Dinamarca possui um projeto para diminuir as emissões de poluentes na preparação laticínios. Além de reduzir o impacto ambiental, a iniciativa agrada aos consumidores e pode alavancar as vendas.

A maior empresa de laticínios do país apresenta um produto novo. É o primeiro iogurte com emissões zero de carbono. Todos os poluentes gerados na produção do leite, no transporte e na industrialização são compensados com projetos de créditos de carbono. Além disso, a cooperativa, que reúne oito mil produtores de leite, quer reduzir em 25% todas suas emissões até o ano de 2020.

O gerente de meio-ambiente da empresa diz que os revendedores estão sentindo uma demanda maior por produtos orgânicos e de baixo carbono nos últimos três anos. Ele acredita que adotar medidas para reduzir o impacto ambiental vai ser um diferencial competitivo no futuro.

Cerca de 85% das emissões de carbono na produção de laticínios desta cooperativa acontecem nas fazendas. Toda a operação das propriedades, manejo dos animais, transportes e trabalho nas lavouras geram o equivalente a quase nove milhões de toneladas de carbono. O maior desafio de reduzir o impacto ambiental está na captura do metano produzido pelo sistema digestivo e pelo estrume das vacas.

Entenda o processo

O dono da fazenda conta que precisou escolher o sistema de coleta de dejetos. Normalmente ele usaria canaletas, para a flutuação do estrume. No entanto, a evaporação de gás metano é muito alta desta maneira. Por isso ele preferiu um piso vazado, onde uma esteira subterrânea retira o estrume várias vezes por dia.

O ciclo não termina aí. Todos os dejetos são levados para uma usina de biogás. Lá, os poluentes que antes iriam para a atmosfera são queimados e viram energia elétrica. Todo o estrume, já sem nenhum metano, volta os pastos, em forma de adubo. Um ciclo racional que reduz custos, protege o meio ambiente e agrada os consumidores.

Sair da versão mobile