Projeto de requalificação de cortador da cana começa nesta segunda

Programa RenovAção, no qual serão investidos R$ 2,5 milhões, atenderá até sete mil pessoas por anoAs primeiras turmas do Programa RenovAção, voltado para o treinamento e requalificação de trabalhadores que atuam no corte de cana-de-açúcar, começam as aulas nesta segunda, dia 22, nas cidades paulistas de Ribeirão Preto e Presidente Prudente. O início será marcado por um evento em Ribeirão Preto, às 8h, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade que sediará as primeiras turmas de requalificação.

No Estado de São Paulo, metade da colheita de cana-de-açúcar já é mecanizada, o que afeta diretamente os cortadores de cana, cada vez menos utilizados na colheita manual e que serão requalificados.

? As usinas também serão beneficiadas porque cada vez mais há um déficit de mão-de-obra qualificada ? afirmou Sérgio Prado, representante da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) em Ribeirão Preto.

Segundo a entidade, o Programa RenovAção, no qual serão investidos R$ 2,5 milhões, atenderá até sete mil pessoas por ano, entre trabalhadores e integrantes de suas comunidades, nas maiores regiões produtoras do Estado de São Paulo. Entre os cursos oferecidos, estão os de soldador, eletricista de trator, eletricista de colhedora, mecânico de trator, motorista canavieiro e operador de colhedora. Além de Ribeirão Preto e Presidente Prudente, serão oferecidos cursos também em Piracicaba, Bauru, Araçatuba e São José do Rio Preto.

O programa, realizado pela Unica em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), é patrocinado, além das usinas associadas, pela Syngenta, John Deere, Case IH e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).