MARANHÃO

A importância da soja para o Maranhão, palco da Abertura Nacional do Plantio da Soja  

Estado é o segundo maior produtor do grão do Nordeste

plantio soja patrulheiro
Foto: Pedro Silvestre/ Canal Rural MT

O Maranhão é o segundo maior produtor da soja do Nordeste, conforme dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. No estado, o grão é considerado a principal commodity cultivada. Não é por acaso que a região de Açailândia (MA) receberá a Abertura Nacional do Plantio da Soja 24/25, marcada pelo enfileiramento das plantadeiras no campo, iniciando a semeadura.

De acordo com o presidente da Aprosoja-MA, José Carlos Oliveira de Paula, a soja tem um impacto econômico e social importante para o estado, sendo responsável pela geração de empregos ao longo da cadeia produtiva de soja e grãos, além de agregar valor em diversas regiões.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Principais municípios

plantio da soja segue lento no oeste da Bahia, aponta Aiba
Foto: Jefferson Aleffe/Marca Comunicação

Os principais municípios produtores da soja no Maranhão são Balsas, Tasso Fragoso, Carolina, Riachão, Sambaíba, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Açailândia, Brejo, Chapadinha, Caxias e Grajaú.

“Muitos municípios ao redor dessas regiões também têm se destacado, mas Balsas já se consolidou como o principal centro do agronegócio no estado. Grandes empresas fornecedoras e compradoras de insumos e maquinários estão instaladas na região, facilitando a comercialização dos grãos”, comenta de o presidente.

Além disso, instituições de pesquisa, como a Embrapa, oferecem suporte tecnológico e orientação aos produtores, ajudando a expandir a produção para outras áreas, com novas empresas interessadas em investir.

E a falta de chuva?

folhas soja água chuva - frente fria
Foto: Pedro Silvestre

Diante da irregularidade nas chuvas, os produtores que iniciam o plantio de soja em outubro enfrentam desafios que podem afetar diretamente a produtividade. A dependência climática torna o início da safra arriscado, especialmente nas microrregiões do Maranhão, onde o plantio se estende de outubro a janeiro.

José Carlos comenta que a variabilidade nas precipitações pode comprometer o desenvolvimento das plantas, impactando o rendimento. A diversificação do ciclo agrícola também exige um planejamento rigoroso para garantir o sucesso da segunda safra.

O vazio sanitário nas primeiras regiões do Maranhão, período em que há a suspensão da plantação da soja, termina em 30 de setembro.

Comercialização

A comercialização da soja também é um grande desafio, já que os produtores frequentemente enfrentam dificuldades para negociar preços justos. A escolha do momento certo para vender é crucial para evitar perdas financeiras, o que pode afetar a capacidade de cobrir os custos de produção.