Foi nesta sexta-feira (1), em Tapera, no Rio Grande do Sul, que ocorreu a celebração dos resultados de mais uma safra de soja.
A Abertura Nacional da Colheita – Safra 23/24 marcou a retomada do estado ao posto de segundo maior produtor do grão do país após dois ciclos seguidos de estiagem severa.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com dados divulgados por analistas de mercado presentes no evento – e em linha com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – os gaúchos devem colher cerca de 22 milhões de toneladas da oleaginosa nesta temporada.
Colheita da soja: 1ª vez no RS
Esta foi a primeira vez que a Abertura Nacional da Colheita da Soja, realizada pela Aprosoja Brasil e Canal Rural há quase 15 anos, ocorre no Rio Grande do Sul.
Quem sediou a ocasião foi a Fazenda Grandespe Sementes, da família Starlick. Na propriedade, a soja é semeada em 4 mil hectares. Os primeiros talhões colhidos neste ciclo demonstraram desempenho muito acima do esperado: mais de 90 sacas por hectare.
Além do enfileiramento das máquinas, o evento também contou com paineis de discussão com especialistas da cadeia da soja, centrados nos temas Mercado e Políticas Agrícolas.