O estado do Maranhão sediará pela primeira vez a Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 2024/25. O evento é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil e está marcado para 11 de outubro, na Fazenda Pau-Brasil, no município de Açailândia.
A região é, atualmente, uma das mais importantes para o grão, visto que está inserida na nova fronteira agrícola do país. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram semeados em 23/24 no estado mais de 1,3 milhão de hectares da oleaginosa, com produtividade média de 3.312 kg/ha (55,2 sacas).
Fórum de discussão da soja
Além da abertura do plantio, com o enfileiramento das plantadeiras em campo para dar a largada a mais uma safra de soja, o evento ainda reserva um fórum com discussões sobre a consolidação e importância do Matopiba (áreas produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) para o agro brasileiro.
Também faz uma análise sobre a sustentabilidade na região e um panorama de como melhorar a rentabilidade nas propriedades de soja e outras culturas.
A Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2024/2025 faz parte do Projeto Soja Brasil, que chega à 13ª temporada, consolidando-se como uma fonte essencial de conhecimento para o produtor rural.
O projeto conta com realização do Canal Rural e Aprosoja, coordenação técnica da Embrapa, consultoria da Safras & Mercado, Harven Agribusiness School e Climatempo, além de contar com os patrocínios da Mitsubishi, Intacta 2 xtend e Campo Forte.
Serviço:
Abertura Nacional do Plantio da Safra de Soja 2024/2025
Data: 11 de outubro, às 9h de Brasília
Local: Fazenda Pau-Brasil, em Açailândia, Maranhão
Transmissão ao vivo pelo Canal Rural e redes sociais da emissora