CLIMA NA LAVOURA

Alerta! Rajadas de vento e queda de granizo em áreas de soja nos próximos dias

Cenário climático também apresenta altas temperaturas em quase todo o país e falta de chuva, o que prejudica o desenvolvimento do grão

Entre sábado (11) e a próxima quinta-feira (16), as altas temperaturas persistem em quase todo o Brasil. Os termômetros no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste devem chegar aos 40°C, afetando o desenvolvimento da soja.

Segundo o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, o alerta vai para o Sul do país. No Rio Grande do Sul, a chuva deve ultrapassar os 100 mm nos próximos cinco dias. O alto volume deve chegar acompanhado de rajadas de vento e queda de granizo.

A preocupação é para as áreas de soja do Brasil central, visto que não há qualquer previsão de chuva. Em Sorriso, município de Mato Grosso e o que mais produz a oleaginosa no país, a chuva deve chegar apenas no final do mês. Do dia 22 a 30, a expectativa é de cerca de 50 mm.

Assim, a partir do dia 17 a previsão é que a chuva se espalhe mais pelo país, ainda que em volume insuficiente para repor o déficit hídrico que tem afetado as principais regiões produtoras do país.