Integrantes das Aprosojas de todo o país se reuniram nesta segunda-feira, 19, para definir as demandas do próximo triênio, antes da transição da nova diretoria eleita para a Aprosoja Brasil, que assume nesta terça, 20. Participaram da assembleia presencial ou remotamente cerca de 30 pessoas, entre eles, representantes de 16 associações de produtores de soja e milho.
Na sede da Aprosoja Mato Grosso, em Cuiabá (MT), o atual presidente Bartolomeu Braz, no comando da entidade desde 2018, fez um balanço final de sua gestão. Alguns temas que serão prioritários no próximo triênio também foram abordados.

Um dos pontos destacados pela nova diretoria é a divisão dos riscos entre agricultor e comprador nos contratos de vendas futuras do grão, em casos de problemas na safra decorrentes de adversidades climáticas.
Outra prioridade é apresentar estudos comprovando que não há perda de qualidade intrínseca dos grãos mesmo estando avariados, colocando em debate a realização de descontos nos preços pagos ao agricultor.
A cerimônia de posse da nova diretoria, que terá Antonio Galvan como presidente, ocorre no auditório da Aprosoja MT nesta terça-feira com presença restrita a integrantes da entidade. No entanto, a posse será transmitida pelo canal da Aprosoja no YouTube a partir das 19 horas, no horário de Brasília.