O plantio de soja já ocupa 91% da área, estimada em 45 milhões de hectares. Agora, a cultura precisa de chuva uniforme para se desenvolver.
Porém, desta terça-feira até o próximo domingo (17), as precipitações chegarão mal distribuídas no Centro-Oeste, com tempo ensolarado, principalmente em Mato Grosso do Sul.
Durante este período, praticamente não chove em São Paulo, Minas Gerais e em todas as áreas produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com exceção do sudoeste de Tocantins, onde os volumes podem chegar aos 40 mm.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp! https://whatsapp.com/channel/0029Va9VnZxGk1FplZjiW43k
Já no Sul do país, o avanço de uma nova frente fria a partir de quinta-feira (14) traz importantes acumulados aos três estados, ainda que o norte do Paraná esteja carente de umidade. Exemplo disso é Cascavel, onde a chuva dificilmente ultrapassará os 20 mm até o dia 27.
Chuva no Matopiba
Ainda que esteja sofrendo com períodos de seca, os produtores do Matopiba receberão um presente na semana do Natal: chuva.
Bahia, centro-sul do Piauí e do Maranhão, bem como no Tocantins. Nessas regiões, entre hoje e o dia 27, os volumes podem ultrapassar os 100 mm, revertendo o quadro de déficit hídrico na região.
No oeste baiano, aliás, os produtores podem aguardar cerca de 60 mm até o dia 27, com os maiores volumes chegando entre os dias 20 e 23.