CHUVAS E ALTAS TEMPERATURAS

Atenção ao calor intenso nas lavouras de soja! Veja como fica o tempo no país

Além do 'calorão', previsão do tempo também aponta chuvas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina

Foto de céu azul com sol
Imagem de Joe por Pixabay

A previsão do tempo para as áreas produtoras de soja no Brasil nos próximos dias indica condições favoráveis para algumas regiões, mas também desafios para outras. A frente fria que avançou no fim de semana trouxe chuvas ao Rio Grande do Sul, responsável por contribuir para a recuperação do déficit hídrico nas lavouras de soja.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

O que vem por aí?

Nos próximos dias, a chuva deve se deslocar para o Paraná e Santa Catarina, com previsão de mais de 80 mm de precipitação acumulada em 5 dias. Essa quantidade de chuva é uma excelente notícia para os produtores dessas regiões, que esperam melhorar as condições de solo e favorecer o desenvolvimento das culturas de soja.

Enquanto isso, no Sudeste, a onda de calor continua, o que favorece a maturação e a colheita da soja. No entanto, os produtores em Minas Gerais e São Paulo devem redobrar a atenção, pois as máximas podem ultrapassar os 36°C e chegar aos 40°C no interior paulista. A recomendação é de cuidados extras durante os trabalhos no campo, devido ao calor intenso.

Chuvas no Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, as chuvas devem chegar ao sul de Mato Grosso do Sul, mas não serão suficientes para aliviar o calor extremo que atinge Goiás, o norte de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso. Com previsão de 20 mm de chuva em 5 dias nessas áreas, a onda de calor persistirá, e as temperaturas devem continuar próximas aos 37°C a 38°C.

Na região Nordeste, a situação também é desigual. No Tocantins e no Maranhão, a previsão é de muita chuva, o que pode prejudicar as operações no campo. Por outro lado, no centro-sul do Piauí e na Bahia, as condições de trabalho devem seguir normalmente, sem grandes interrupções.

O tempo no Norte do país

Na região Norte, a chuva é esperada em Rondônia e no Pará, com destaque para áreas como São Félix do Xingu e Altamira, que podem registrar mais de 100 mm de precipitação nos próximos dias. No entanto, em locais como Paragominas e Santarém, a chuva será mais moderada, na casa de 50 mm em 5 dias, o que pode melhorar as condições para as operações no campo e viabilizar os trabalhos.