O plantio de soja no Rio Grande do Sul atingiu 80% da área prevista, de acordo com o boletim semanal da Emater/RS. Na semana passada, a área plantada era de 64%, e no mesmo período do ano passado, o índice era de 70%. A média dos últimos cinco anos para esta época é de 82%.
Nos últimos dias de novembro, o avanço da semeadura foi praticamente ininterrupto nas principais regiões do estado, favorecido pelas boas condições climáticas, especialmente pela umidade adequada do solo, que havia sido um fator limitante anteriormente.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A Emater/RS observou que, nas áreas com cobertura de palhada, a umidade do solo foi mantida por um período mais longo, facilitando o plantio. Em contrapartida, nas parcelas de preparo convencional, houve uma rápida perda de umidade devido à exposição direta do solo aos ventos e altas temperaturas.
A chuva do dia 1º de dezembro, com volumes maiores e maior abrangência territorial, ajudou a melhorar as condições para a germinação e emergência das plantas de soja, mesmo em áreas que estavam mais secas ou com umidade reduzida. As lavouras em estágio vegetativo já mostram sinais de recuperação, com folhas mais expandidas, principalmente nas localidades que foram beneficiadas pelas chuvas de 19 e 20 de novembro.
Em relação ao controle fitossanitário, foram realizadas operações de controle de plantas daninhas, com alguns produtores também iniciando aplicações preventivas de fungicidas. No Planalto Médio, foram observadas incidências de lagartas de solo e diabrotica em lavouras em estágios iniciais, o que exige atenção no manejo fitossanitário.