Rikardy Tooge e Kellen Severo, Soja Brasil
Na volta da Abertura Oficial da Colheita de Soja, nos deparamos com obras de recapeamento da BR-364. A lentidão foi grande, nossa equipe, em carro de viagem, ficou para por mais de uma hora, mas observamos centenas de caminhões parados. O trecho foi de Rondonópolis até Cuiabá, entre o KM 320 até o KM 243, na altura da Serra de São Vicente.
O caminhoneiro Ivanildo Souza foi um dos afetados pelo trânsito excessivo. Ele afirmou à jornalista Kellen Severo que o consumo de diesel aumentou de 2,5 por km para 1,3 km em um trecho que ele fazia em três hora e agora leva sete horas para completar. Esse custo a mais será repassado ao produtor.
Na última semana, tentamos entrar em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para saber quanto tempo a obra levaria. Até hoje não tivemos retorno. O descaso com a informação e a decisão de realizar obras na época de escoamento da safra de verão mostra que o departamento não se apega ao produtor e aos transportadores na hora de tomar decisões. Segundo sinalização da rodovia, a obra faz parte do PAC.
Clique aqui e veja a fila de caminhões na BR-364.