O plantio da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (20) a 34% da área estimada para o Brasil, contra 24% na semana anterior e 38% no mesmo período do ano passado, segundo levantamento da AgRural.
Com chuva em excesso, céu constantemente nublado e temperaturas baixas, a semeadura perdeu fôlego no Paraná, que também enfrenta desenvolvimento mais lento das plantas.
No oeste e no sudoeste do Paraná, as áreas que normalmente seriam colhidas na segunda quinzena de janeiro tendem a ficar prontas para a colheita somente no início de fevereiro, considerando as condições atuais de clima.
Além disso, áreas pontuais terão que ser replantadas nas duas regiões.
Também há necessidade de replantio em algumas áreas do leste de Mato Grosso e em pontos de Minas Gerais, mas nestes dois casos o problema acontece por umidade insuficiente.
Replantio de milho
O plantio da safra 2022/23 de milho verão atingiu na quinta-feira (20) 51% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 46% uma semana antes e 53% no mesmo período do ano passado.
No Sul, há ligeiro atraso na reta final da semeadura devido ao excesso de chuva, que também tem tornado mais lento o desenvolvimento das lavouras, especialmente no Paraná, onde há casos isolados de replantio.
Em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que têm calendário mais tardio, o plantio ainda está no começo e avança conforme a umidade do solo vai melhorando.