Áreas do Brasil central, do norte do Paraná ao sul do Pará, seguem com o solo ressecado em níveis críticos. Muitas áreas ao norte e sudeste de Minas Gerais, por exemplo, estão sem chuva há mais de 40 dias.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, a notícia negativa é que não chove de forma significativa nos estados da faixa do meio do país nos próximos 15 dias.
Por outro lado, nos extremos do país, como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Amazonas, norte do Pará, Amapá e Roraima, o solo segue encharcado pelos altos volumes pluviométricos.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Em níveis de chuva, a atenção para os próximos cinco dias, de 25 a 29 de maio, fica para Roraima, onde o acumulado no período deve passar de 100 mm. Para a região Sul, a tendência é de as precipitações perderem intensidade até o fim do mês, chegando com mais força ao Paraná, onde os produtores necessitam de água.