Divulgado nesta terça-feira (12), o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostra que cerca de 52% da área de soja do país foi classificada entre boa e excelente.
O índice está um ponto percentual abaixo do verificado na semana anterior e quatro abaixo do registrado em mesmo período do ano passado.
O documento mostra que aproximadamente 31% das lavouras concluíram o estágio de maturação, 11 pontos porcentuais à frente do ano passado e 6 a mais do que a média dos últimos cinco anos.
Chuvas nas regiões de soja
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, na última semana o tempo mais frio na porção dos Grandes Lagos (Minnesota e Wisconsin) deixou as temperaturas máximas em torno de 21ºC, causando a formação de geada fraca de forma dispersa em algumas lavouras da região.
“Porém, esse frio não foi suficiente para desacelerar o processo de maturação da soja nessas localidades. As chuvas devem retornar na próxima semana para a porção oeste da região do cinturão”.
No entanto, segundo ele, a precipitação chega tarde demais para lavouras que ainda se encontram na reta final da fase de enchimento de grãos. “O tempo quente e seco na porção leste do cinturão deve continuar a favorecer a maturação da oleaginosa”, afirma Müller.