PRECIPITAÇÃO

Chuvas desta semana devem favorecer o plantio da soja em algumas regiões do Brasil

Precipitações previstas devem favorecer a semeadura do grão em alguns estados do país, como Mato Grosso e Goiás

Região sul do Brasil deve sofrer com tempestades
Foto: Pixabay

O alerta climático da Safras & Mercado destaca que as chuvas desta semana no Brasil estarão mais concentradas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, beneficiando o plantio da soja.

O início da semana apresenta tempo aberto na Região Sul, mas há previsão de precipitações em grande parte da região central e norte, afetando estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e partes de São Paulo.

Na terça-feira (22), a previsão aponta chuvas para as regiões central e norte, incluindo Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso, Pará e Tocantins, enquanto Maranhão e Piauí devem apresentar um clima mais seco.

Na quarta-feira (23), uma nova frente fria avançará pelo Sul, trazendo chuvas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de afetar partes do Sudeste e do Centro-Oeste. Apesar de os volumes de chuvas esperados serem regulares, a distribuição pode ser irregular, com regiões como o norte do Maranhão, Tocantins, Piauí e oeste da Bahia mantendo tempo seco ao longo da semana.

Na faixa central do Brasil, as chuvas são importantes para o plantio do grão, mas podem causar interrupções na colheita de cana-de-açúcar. Na sexta-feira (26), o Sul deve retornar a um clima firme, facilitando a colheita do trigo e o plantio de arroz e soja. Além disso, há previsão de chuvas irregulares no Matopiba na virada do mês.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Paraguai

No Paraguai, as chuvas da semana passada afetaram várias regiões produtoras, com volumes variados. A previsão indica tempo aberto até quarta-feira, quando uma nova frente fria deverá provocar chuvas. Esse sistema deve se mover rapidamente, permitindo que o tempo volte a ficar firme na sexta-feira (25).

Modelos meteorológicos indicam um retorno das chuvas entre os dias 29 e 30, embora de forma irregular. O modelo europeu sugere um clima mais aberto no país nos próximos sete a dez dias, com temperaturas possivelmente elevadas.