O plantio da safra da soja 2024/25 já começou em diversas áreas do sul e sudoeste do Piauí, impulsionado pelas primeiras chuvas na região, que ocorreram entre terça (15) e quarta-feira (16). As informações são da Safras & Mercado.
Embora a maioria dos produtores tenha aguardado um aumento nas precipitações antes de iniciar o plantio, a situação se mostra favorável, com chuvas previstas para continuar ao longo da semana.
O presidente da Aprosoja Piauí, Alzir Aguiar, afirmou que tudo indica que o nível de precipitação necessário está sendo alcançado, permitindo que os produtores sigam com suas atividades.
“Na região, as práticas como o plantio direto levam os produtores a adotar uma abordagem cautelosa, garantindo um plantio seguro. As chuvas tendem a se intensificar em novembro, momento em que o ritmo do plantio realmente acelera”, destaca Alzir Aguiar.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Quais as projeções da Aprosoja-PI?
A Aprosoja Piauí projeta um crescimento na área destinada à soja entre 2% e 4% em relação aos 1,087 milhão de hectares plantados na temporada 2023/24. Na safra anterior, o rendimento médio foi de 3.848 quilos por hectare. Para este ano, embora exista a possibilidade de redução nos investimentos, as condições climáticas favoráveis podem levar a uma colheita de cerca de 3.600 quilos por hectare.
Conforme levantamento da Safras & Mercado, a área dedicada ao cultivo de soja no Piauí deve atingir 1,15 milhão de hectares, representando um aumento de 5,5% em relação aos 1,090 milhão de hectares da safra 2023/24. A produção estimada para 2024/25 é de 4,257 milhões de toneladas, o que significa um crescimento de 9% em relação à safra anterior, que foi de 3,904 milhões de toneladas. O rendimento médio previsto é de 3.720 quilos por hectare, superando os 3.600 quilos obtidos na temporada passada.