Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Clima adverso interrompe plantio da soja no Rio Grande do Sul

O estado do Paraná, por outro lado, já concluiu a semeadura, mas também se preocupa com a seca

As condições meteorológicas da primeira semana de dezembro – tempo seco, temperaturas em elevação e associadas a ventos – têm diminuído a umidade dos solos, impossibilitando a continuidade do plantio da soja no Rio Grande do Sul.

O levantamento semanal de preço da soja realizado pela Emater/RS-Ascar no estado chegou ao valor de R$ 160,70/sc., decorrente do aumento de 0,54% em relação ao da semana passada. Em Cruz Alta, o produto disponível se manteve em R$ 168,00.

Plantio no Paraná

As sementes de soja já tomam conta de praticamente toda a extensão de 5,63 milhões de hectares previstos para a safra 2021/22 no Paraná. Mas a preocupação tem sido constante nos últimos anos, em razão do clima seco e quente, e não é diferente agora. A maioria das lavouras (56%) está em fase de desenvolvimento vegetativo, 35% em floração, 9% em frutificação e apenas 1% ainda germina.

De acordo com os técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, 83% apresentam boas condições, 15% estão medianas e 2%, ruins.

A quase finalização do plantio da soja, as dificuldades climáticas enfrentadas por várias culturas, entre elas a do milho, da mandioca e da própria soja, e a oscilação no preço de alguns produtos são abordados no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, referente ao período de 3 a 9 de dezembro.

Sair da versão mobile