QUASE LÁ

Clima benéfico: o avanço no plantio da soja em Mato Grosso

O plantio da soja no estado avança rapidamente, superior ao ritmo do ano passado, impulsionado pelas boas condições climáticas

patrulheiro agro soja chuva ipiranga do norte mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O plantio da soja para a safra 2024/25 no Mato Grosso alcançou 99,85% da área prevista até o dia 22 de novembro, conforme informações do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O número da semeadura representa um avanço em relação à semana anterior, quando o percentual de plantio era de 98,98%. No mesmo período do ano passado, a área plantada era de 98,39%.

Segundo a Safras & Mercado, a safra de soja 2024/25 no estado segue dentro das expectativas, com o ritmo de semeadura acelerado, favorecido pelas boas condições climáticas. A previsão é que o restante da área seja completado nos próximos dias, permitindo que os produtores se preparem para a fase de desenvolvimento e crescimento das lavouras.

De perto no plantio da soja

A Aprosoja Mato Grosso realiza a série Clima e Mercado 2024, que percorre as principais regiões agrícolas do estado. O objetivo é dialogar diretamente com os produtores sobre os desafios climáticos e de mercado.

No terceiro episódio da série, a equipe visitou Terra Nova do Norte, Nova Canaã do Norte e Paranaíta. Em Terra Nova, apesar do bom clima, houve atraso no início da safra, impactando o planejamento para o milho. Em Nova Canaã, embora a produção seja das melhores dos últimos anos, a queda nos preços preocupa os produtores. Já em Paranaíta, o plantio começou bem, mas as chuvas cessaram rapidamente, gerando incertezas sobre o avanço da lavoura.