DIFICULDADE NO CAMPO

Colheita da soja começa com muita chuva no Brasil central

A colheita da soja no Centro-Oeste enfrenta desafios com chuvas intensas, especialmente em Mato Grosso, o que pode atrasar ainda mais os trabalhos no campo

soja, colheita
Soja. Foto: Embrapa

A colheita da soja já começou no Centro-Oeste do Brasil, mas a chuva dificulta os trabalhos no campo. O meteorologista Arthur Muller, do Canal Rural, explicou que no Mato Grosso, cerca de 0,2% da safra já foi colhida, mas está atrasada em relação ao ano passado.

A previsão aponta chuvas volumosas nos próximos dias, especialmente no Leste de Mato Grosso, que podem atingir mais de 100 mm em 5 dias. Isso pode prejudicar o andamento da colheita, assim como no Matopiba.

No Sul, a chuva se concentra mais em Paraná e Santa Catarina, com a falta de precipitações no Rio Grande do Sul, o que pode impactar negativamente as lavouras dessa região. As previsões indicam chuvas volumosas também em Mato Grosso até o fim de janeiro, afetando as operações no campo e o plantio da segunda safra de milho.

Em Barreiras, na Bahia, a previsão é de acumulados de chuva entre 150 mm e 170 mm até o dia 15, seguidos de uma janela seca que vai ajudar na aceleração da colheita. Contudo, no Rio Grande do Sul, a falta de chuvas entre 15 e 18 de janeiro preocupa, pois a região já enfrenta déficit hídrico, com expectativa de chuva mais intensa apenas após essa data. Apesar de não configurar uma seca, a falta de chuvas no período crítico de enchimento de grãos pode impactar a produtividade das lavouras.