A comercialização da safra 21/22 de soja em Mato Grosso avançou 6,51% no mês de março, alcançando 67,84% da produção já negociada, de acordo com o levantamento mensal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os avanços foram motivados, principalmente, pela maior disponibilidade do grão devido a evolução da colheita. No entanto, mesmo com as cotações da soja atingindo níveis recordes na primeira quinzena de março, o preço médio comercializado apresentou queda de 2,24% no comparativo mensal.
Já para a safra 2022/23, as negociações alcançaram 20,38% da produção estimada, avanço de 4,09 p.p. em relação a fevereiro. As incertezas quanto a próxima safra, devido à baixa disponibilidade de insumos e custos elevados, tem limitado as negociações futuras. Por fim, com as desvalorizações das cotações do dólar e da CME-Group nas últimas duas semanas de março, o preço médio da safra 22/23 recuou 5,46% ante ao mês passado.
Nível nacional
A consultoria Datagro realizou levantamento que mostra que a comercialização da safra 2021/22 da soja brasileira apresentou avanço satisfatório em março deste ano, alcançando 55% da produção esperada até dia 1 de abril. Mesmo assim, permaneceu abaixo dos 71,5% do fluxo recorde da safra 2019/20 e também da média de 58,6% dos últimos cinco anos.
Contudo, os negócios andaram melhor do que em janeiro e fevereiro. Houve incremento mensal de 9,0 pontos percentuais, superior ao mês anterior, quando registrou avanço de 6,9 p.p., ficando acima também do padrão normal de avanço para o período – 8,2 p.p. “O movimento foi beneficiado pela nova alta generalizada dos preços em março”, destaca o coordenador de Grãos da consultoria, Flávio Roberto de França Junior.
Considerando a previsão atual da safra 2021/22, revisada para 125,11 milhões de toneladas pela Datagro, os sojicultores brasileiros negociaram, até a data analisada, 68,81 mi de toneladas. Em igual período do ano passado, esse volume de produção negociado estava muito maior em termos relativos e absolutos, chegando a 92,45 mi de toneladas.