O plantio da safra da soja 2024/25 no Brasil avança lentamente, alcançando apenas 1,9% da área total esperada até o dia 27 de setembro. Esse número representa um aumento em relação à semana anterior, quando apenas 0,5% da área estava semeada, segundo levantamento da Safras & Mercado.
O início da semeadura neste ano está atrasado em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 3,8% da área já havia sido plantada. A média dos últimos cinco anos para essa data é de 2,7%, evidenciando a necessidade de aceleração nos trabalhos.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Situação nos estados brasileiros
No estado do Paraná, o plantio começou com 13% da área semeada, embora ainda esteja aquém dos 18% registrados no ano passado. A média para o estado é de 8,8%, o que indica um desempenho acima da média, mas inferior ao do ano passado.
No Mato Grosso, apenas 0,6% da área foi semeada até agora, comparado a 4% no mesmo período da temporada anterior. A média histórica para o estado é de 4,2%. Já no Mato Grosso do Sul, o plantio avança lentamente, com apenas 1% da área estimada semeada, contra 2% no ano passado e 2,4% da média dos últimos cinco anos.
Em outros estados produtores, o plantio ainda não teve início, o que sugere que a janela de semeadura para a soja em 2024/25 poderá ser desafiadora se o ritmo não for acelerado nas próximas semanas.