A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um cenário positivo para a produção da soja para a safra 2024/25. Apesar da pressão dos preços nacionais e dos desafios de rentabilidade, o grão continua sendo lucrativo e de alta liquidez.
A crescente demanda global, impulsionada pelo aumento do esmagamento e pela expansão da produção de biocombustíveis, tanto no Brasil quanto no exterior, sustenta as expectativas de crescimento nas exportações e no processamento interno.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Panorama
O panorama positivo contribui para a projeção de um crescimento na área plantada, o que pode alcançar 47,7 milhões de hectares. Além disso, espera-se uma recuperação na produtividade após problemas climáticos enfrentados pelos principais estados produtores brasileiros da soja.
Combinando uma maior área de cultivo e uma melhora no desempenho das lavouras, a estimativa é de uma colheita em torno de 166,28 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12,82% em relação à safra anterior.