FIQUE DE OLHO

Confira 4 pontos de atenção para o mercado da soja nos próximos dias

Apetite chinês para o grão norte-americano, mesmo com a oleaginosa brasileira mais barata no momento, é um dos pontos de atenção

Soja, Brasil, USDA
Brasil tem 35% da oferta e China 30% do consumo mundial de soja. Foto: Pixabay

Clima, prêmios, custos, armazenagem. Diversos aspectos mexem com o dia a dia do produtor de soja. Confira análise da Grão Direto sobre quatro fatores de atenção para os próximos dias:

  • Para a próxima semana, o modelo climático norte-americano mostra bom volume de chuvas para o norte do Brasil. O Mato Grosso, como principal estado produtor, já apresenta necessidade de replantio em algumas áreas e registro de encurtamento do ciclo da cultura em outras. Caso as chuvas não venham, a necessidade de replantio aumentará com o passar dos dias, atrasando mais ainda a evolução da safra brasileira.
  • O programa de exportação de milho e soja brasileira tem crescido em bom ritmo. No entanto, a logística tem sido um limitante.
  • A China comprou soja norte-americana para embarque em fevereiro, mesmo com o grão brasileiro mais barato no momento. Com o maior comprador mundial da oleaginosa focando no produto dos Estados Unidos, os prêmios de exportação brasileiros poderão cair ainda mais.
  • Na próxima quinta-feira (9), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará o relatório Wasde. Com as dificuldades climáticas que a safra brasileira tem enfrentado, uma parte do mercado começa a apostar na redução do tamanho da safra de soja.