Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MINAS GERAIS

Confira a projeção da área cultivada da soja na safra 2024/25 em Uberlândia (MG)

Clima seco permanece na região e, caso as chuvas apareçam no município, plantio começa dentro de trinta dias

Soja, bioma, projetos, Fundo, fomento, inovação, agricultura responsável, resultados de impacto, LIF, Land Innovation Fund, Aiba
Foto: Divulgação/Aiba

A forte estiagem que atinge a região de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, favoreceu a ocorrência de queimadas nas palhadas, o que representa um desafio adicional para o plantio da safra da soja 2024/25.

Segundo a Emater local, embora tenham sido registrados alguns episódios de chuvas em determinadas áreas, o clima seco continua predominando na região. Neste momento, a expectativa é que a área cultivada mantenha os 62 mil hectares registrados na safra anterior.

Caso as chuvas se normalizem, o cultivo poderá iniciar dentro de 30 dias. Se as condições climáticas forem favoráveis, espera-se que o rendimento médio das lavouras alcance 4.300 quilos por hectare.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Plantio da soja

Além disso, um levantamento realizado pela Safras & Mercado indica que o plantio da soja em Minas Gerais deve ocupar 2,35 milhões de hectares na temporada 2024/25, um aumento de 4,4% em relação aos 2,25 milhões de hectares cultivados na safra passada.

A produção no estado está projetada para atingir 8,979 milhões de toneladas em 2024/25, o que representa um crescimento de 7,8% em comparação com as 8,328 milhões de toneladas obtidas na safra 2023/24. O rendimento médio esperado é de 3.840 quilos por hectare, superando os 3.720 quilos por hectare registrados na temporada anterior.

Sair da versão mobile