A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) revisou suas previsões para o complexo da soja em 2025, destacando números recordes para a produção e comercialização do grão e seus derivados. A expectativa é que a produção atinja 168,7 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento deve chegar a 57 milhões de toneladas. A produção de farelo de soja está projetada para 44 milhões de toneladas, e a de óleo para 11,4 milhões de toneladas.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
As exportações também devem alcançar novos patamares, com a soja batendo 104,4 milhões de toneladas, o farelo chegando a 22,9 milhões de toneladas e o óleo de soja se mantendo em torno de 1,05 milhão de toneladas. As receitas totais com exportações devem somar US$ 50,8 bilhões. Além disso, a importação de óleo deve crescer para 150 mil toneladas, enquanto a de soja deverá ser de 500 mil toneladas, para complementar o mercado interno.
Em relação a 2024, as projeções não sofreram alterações significativas. A produção foi mantida em 153,3 milhões de toneladas, e o esmagamento seguiu para 54,5 milhões de toneladas. O volume de exportação cresceu levemente, com um aumento de 0,5%, totalizando 98,3 milhões de toneladas, enquanto o farelo e o óleo permaneceram em 22,1 milhões de toneladas e 1,3 milhão de toneladas, respectivamente.