Nas áreas de soja da região Sul do Brasil, a tendência para os próximos cinco dias, de 19 a 24 de dezembro, é de períodos com menos chuva, o que pode beneficiar os tratos culturais.
Porém, entre 25 e 30 de dezembro, as precipitações retornam em bom volume, principalmente no norte do Paraná, onde a restrição hídrica vinha prejudicando a cultura.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Já na virada do ano, de 31 de dezembro a 5 de janeiro, os maiores acumulados, de até 200 mm, devem ser recebidos na campanha gaúcha e centro-sul do Rio Grande do Sul. Contudo, a chuva se espalha bem pelos três estados da região.
Em todo o Brasil, de 19 a 31 de dezembro, a tendência é que a chuva se espalhe. As regiões que mais devem receber água são o Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Ainda assim, o Sul e Nordeste também serão visitados por São Pedro.
Veja, abaixo, a quantidade de chuva em dois importantes municípios produtores de soja:
- Formosa do Rio Preto (BA): cerca de 50 mm até o dia 17 de janeiro, com os maiores acumulados nos dias 21 e 30 de dezembro, bem como a partir do dia 10 de janeiro.
- Unaí (MG): aproximadamente 85 mm até o dia 17 de janeiro, com chuvas regulares e janelas para os tratos culturais.