Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Conheça o município que vai sediar a Abertura Nacional do Plantio da Soja

Local completa 65 anos de história em 2023 e vai receber um dos eventos mais importantes do setor. Na próxima safra, deve colher 200 mil ton de soja

Jaciara, Mato Grosso - sede Abertura Nacional Plantio Soja 23/24
Vista aérea de Jaciara (MT). Foto: Flavio Andre/MTur

O Projeto Soja Brasil roda o país há 12 safras para mostrar como a oleaginosa revoluciona o agronegócio no país. Desta vez, a região escolhida para a Abertura Nacional do Plantio da Soja é Jaciara, no sul de Mato Grosso.

O evento dá o pontapé oficial na safra 2023/24 do grão e acontecerá em 29 de setembro, na Fazenda Aymoré, do Grupo Giacomelli, a partir das 8h30 (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural.

O município completa 65 anos de história em 2023 e ganha de presente a oportunidade de sediar um dos momentos mais esperados pelo setor.

Produção de soja em Jaciara

Na safra 2021/22, Jaciara produziu 174 mil toneladas de soja. No ciclo atual, a projeção é de quase 190 mil toneladas. Para a temporada 2023/24, o presidente do Sindicato Rural do município, Alberto Luiz Chiapinotto, projeta que mais de 200 mil toneladas sejam colhidas.

“Nossa média produtiva foi de 63 sacas nesta última safra em pouco mais de 50 mil hectares. Acredito que esses números serão ainda melhores em 23/24”, conta.

De acordo com Chiapinotto, a grande maioria das propriedades de Jaciara é pequena, entre 500 e 600 hectares. “Por aqui, são poucas as áreas com mais de mil hectares e ainda mais raras as que chegam a dois ou quatro mil hectares”.

Segundo ele, na safra 2022/23, a chuva foi bem distribuída, alavancando a produção. “A tendência é que isso se repita. O El Niño não costuma nos atrapalhar”, diz.

Conforme informações da prefeitura de Jaciara, a precipitação anual no município é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril, ou seja, abrange a maior parte do ciclo da soja.

Desafios do município

Assim como todo o estado de Mato Grosso e, também, o Brasil, Chiapinotto vê o déficit de armazenagem como um dos principais gargalos do município.

“Neste momento, o milho ainda não escoou e está armazenado em silo bolsa por falta de armazém. Entre janeiro e fevereiro, estamos colhendo a soja. Como vamos guardar? A quantidade de propriedades com armazém próprio em Jaciara não passa de 40% e a soja, ao contrário do milho, não pode ser armazenada em silo bolsa por muito tempo”.

Estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que o déficit de armazenagem em todo o estado chegou próximo a 52 milhões de toneladas nesta última safra.

Doenças que atacam a soja

Foto: Rafael Milleo

A respeito das principais doenças na cultura da soja a atacar as lavouras do município, o presidente do Sindicato Rural enxerga a ferrugem-asiática, cercóspora e o oídio como as que mais causam danos.

“Nossos produtores costumam conseguir combater com eficiência essas doenças com os fungicidas, mas sempre alertamos para a importância de plantar na mesma época. Geralmente os que começam tarde ficam mais sujeitos a esses problemas”.

Serviço

  • Abertura Nacional do Plantio da Soja – Safra 23/24
  • Onde: Jaciara, Mato Grosso
  • Quando: 29 de setembro, a partir das 8h30 (horário de Brasília)
  • Transmissão: Ao Vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural
Sair da versão mobile